Foto: LiterAgindo |
Por: Jean Ribeiro
A Outra Face é um livro que consegue lhe prender de forma arrebatadora desde a primeira página. Sidney Sheldon em sua estreia mostrou que com uma história simples, porém que seja bem estruturada e ritmada, a história pode se tornar algo forte, marcante e sem dúvida um sucesso. A frase usada na sinopse do livro "Um thriller psicologicamente intenso" não está ali por acaso, pois esta frase define bem este livro.
Diferentemente dos seus livros posteriores onde Sheldon assume a característica de usar protagonistas femininos, A Outra Face é protagonizado pelo psicanalista Judd Stevens.
Em seu consultório na grande Manhattan, o dr. Stevens fica surpreso em receber dois policiais em seu consultório, e ainda mais surpresos quando revelam que um de seus pacientes foi assassinado. O que o deixa intrigado é que o seu paciente usava uma capa de chuva amarela que pertencia a Stevens, pois o mesmo a emprestou. Assim uma suspeita começa a se formar na mente do Doutor que vem se confirmar logo depois, a suspeita de que ele era o alvo, pois logo em seguida sua secretária é encontrada morta de uma maneira totalmente brutal.
Mas e agora? Quem o quer morto? E o Por que de tudo isso?
Com estas perguntas em mente e começando a ser tratado como suspeito, o Dr. Stevens começa a fazer um retrato psicológico do seu perseguidor enquanto busca em seus pacientes algum indício que possa indicar um suposto assassino.
Esta é a trama que Sidney Sheldon nos apresenta, e esta é a mesma trama que nos prende do começo ao fim.
Em uma narrativa intensa, Sheldon nos leva ao mundo da psicoanálise e o quanto ela pode ser precisa em determinar a personalidade, o jeito e até o físico de uma pessoa. Sheldon leva a trama para um lado sombrio e hipnotizante que nos deixa sem ar e nos faz querer ler cada vez mais rápido cada página para descobrir o final deste intrigante história.
Para quem ler A Outra Face pela primeira vez e já for acostumado com romances policiais, vai achar alguma coisas na narrativa clichês. Porém não esqueçam que esta obra foi publicada em 1970, e na época, o livro foi impactante e aclamado pela crítica ganhando até o prêmio de "Melhor Livro de Estreia" nos Edgar Allan Poe Award de 1971. Sendo assim, muitas das coisas que vemos nos thrillers policias de hoje são baseados em narrativas como A Outra Face.
Uma coisa é certa: Você não vai conseguir parar de lê-lo. Isso é fato.
Então deixo minha indicação para a leitura desse livro que tem um lugar especial na minha estante e no meu coração, principalmente porque possuo uma edição de 1985, o que torna este livro ainda mais especial. Não deixe de ler esse grande Best Seller e para você que já leu comente o que achou desta trama.
"Sua única esperança era continuar a trabalhar a mente doentia dele, deixando-a incapaz de funcionar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário