sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Crítica - Os Livros da Magia - Neil Gaiman

Foto: LiterAgindo



Por Jonathas Passos


Olá LiterAgentes. Hoje iremos falar um pouco sobre outra maravilhosa obra de Neil Gaiman: Os Livros da Magia.
Menino! Acreditas em Magia?
Foto: Reprodução/ Os Livros da Magia

Essa magistral obra conta a história de Timothy Hunter, um garoto de treze anos que possui um raro dom para a magia e que tem a oportunidade de se tornar o maior mago de sua geração. Porém, ele ainda não sabe disso. Com um dom tão grande a seu alcance, ele se torna um alvo em potencial para as forças do mal, que desejam ou matá-lo ou usar o poder do garoto para atos maléficos.

A Brigada dos Encapuzados
Foto: Reprodução/Os Livros da Magia
Em contrapartida, um grupo com os quatro maiores magos da terra: John Constantine, Mister Io, Doutor Oculto e Senhor Estranho, denominados de a Brigada dos Encapuzados, decidem levar Tim para uma jornada de iniciação à magia. Essa jornada seria dividida em quatro etapas.

Primeiro, Timothy iria com o Senhor Estranho ao início de tudo, aos primórdios da Magia, passando por eras longínquas em que os dons mágicos eram utilizados de maneira livre e de forma poderosa. Lá no passado ele vê as civilizações crescerem e se destruírem, conhece magos poderosos de eras a muito esquecidas e descobre como, com o tempo, a magia foi sendo esquecida pelos homens.

Na segunda etapa, Timothy vai com John Constatine ao novo mundo, isto é, aos Estados Unidos da América e lá ele é apresentado a magia atual. Podemos dizer que essa é a parte da história em que o humor está mais presente, devido ao sarcasmo e a arrogância de Constantine e as situações que eles vivem. Nesse novo mundo, Tim conhece magos, heróis e um bar onde muitas criaturas do mundo mágico costumam se reunir. Nessa etapa Timothy também percebe que realmente sua vida corre perigo.

Na Terceira etapa, é a vez de Doutor Oculto levar Tim para conhecer o outro plano do mundo, isso mesmo, ele é levado ao mundo das fadas e lá ele percebe que nem tudo o que se vê é aquilo realmente, nessa jornada Tim percebe que nem sempre ele vai poder confiar nos seres mágicos, pois nem todos possuem boa vontade para com todos.

Timothy e Mister Io
Foto: Reprodução/Os Livros da Magia
No último momento, Tim é levado por Mister Io para conhecer o futuro, isto é, um dos futuros possível, lá ele percebe que o ciclo tende a se reiniciar. Os seres humanos se tornam tão desenvolvidos que a magia e a ciência se confundem e até mesmo a evolução leva a um processo de regressão.

Enfim, Gaiman nos permite mais uma vez, de forma inacreditável, embarcarmos em uma aventura singular. Suas comparações e analogias filosóficas são coisas que fazem com que qualquer um sinta-se totalmente imerso na história. Fiquei debruçado sobre esta história durante muito tempo, pois me fez ficar impressionado com a incrível criatividade desse autor.

Além da rica história tenho que enfatizar os belos traços de John Bolton; Scott hampton; Charles Vess e Paul Johnson que só melhoram essa história, pois captam em cada página a riqueza dessa história.

É isso pessoal e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema de comentários