sexta-feira, 3 de julho de 2015

O Alquimista - Até onde ir por sonho, até onde ir por um tesouro...

Foto: LiterAgindo

Por: Jean Ribeiro


Mantendo as primícias de todos os seus livros, Paulo Coelho traz todas as mensagens e significados escondidos nas entrelinhas de O Alquimista. Dispondo de diversos momentos de reflexão e alto ajuda, este livro dividiu e ainda divide as críticas sobre seu enredo. Assim, meus relatos vão apenas ajudar as pessoas que ainda não leram a decidirem se vão lê-lo ou não, e comparar minha opinião com quem já leu.

Eu li O Alquimista em plena adolescência, onde as ideias estão em busca de mais informações para a construção de algo sólido e neste período a história torna-se simplesmente mágica. Já na minha releitura há alguns anos atrás, pude me aprofundar além da magia e hoje posso dar uma opinião sólida sobre a obra.

O livro conta a história de Santiago, um jovem pastor que teve um sonho de forma repetida, onde uma criança o levava as pirâmides do Egito. Intrigado, ele procurou uma cigana para interpretar o seu sonho. De forma rápida, a cigana diz que Santiago tem que ir as pirâmides em busca de seu sonho, pois há um tesouro escondido para ele, dando assim início a jornada do jovem pastor que deixa tudo para trás em busca de seu sonho.

Santiago passa por diversas aventuras, na sua viagem em busca de seu sonho. Em meio a história, o aventureiro encontra o grande amor de sua vida e também um alquimista que pode revelar segredos e mistérios que podem levar Santiago a conclusão de sua jornada.

O Alquimista é um livro para ser compreendido e não somente lido. Normalmente, pessoas com o ego muito grande não gostam da história, pois as mensagens empregadas neste livro, nos levam a reflexões simples, porém de suma importância. Será que realmente estamos levando em consideração o que nos realmente queremos? Será que realmente estamos buscando as coisas que nos fazem felizes? Será que realmente precisamos buscar a felicidade do outro lado do mundo sem nos importamos com o que temos ao nosso lado? O quanto nós lutamos pelos nossos sonhos?

Todas essas perguntas e muitas outras são feitas por trás do disfarce da história e a mesma nos mostra que podemos sempre ter uma saída e os nossos tesouros podem estar mais perto do que imaginamos.

Como sempre, Paulo Coelho tenta nos levar as nossas questões pessoais através de suas histórias  e cabe a cada um saber se vai embarcar na magia ou não. Mesmo sem se apegar as entrelinhas do livro, O Alquimista trás uma história coerente que lhe prende bem, que possui aventuras, dramas, romance e muito mais.

Por ser um livro de leitura rápida, fica ainda mais fácil de se envolver, assimilar e refletir sobre a história. Assim O Alquimista é um daqueles livros que só se pode saber realmente se é bom ou não lendo-o. Eu particularmente gosto do livro e recomendo a leitura do mesmo, até porque Paulo Coelho não é o autor brasileiro mais lido no mundo atoa.

Para quem leu, deixem seus comentários, pois gostaria de saber a opinião de vocês sobre esta obra, O Alquimista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema de comentários