quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A 5ª Onda - Brilhante e Extraordinário

Foto: Literagindo

Por: Jean Ribeiro

Sabe aqueles livros que te prendem na história desde a primeira página e que não permite que você para de ler, mesmo que você queira?
Pois bem, A 5ª Onda de Rick Yancey é este tipo de livro.

Assim que comecei a lê-lo, tive uma surpresa enorme. Yancey nos trás um ambiente de absoluto suspense, uma narrativa inicial intensa e uma personagem super convincente em situação desesperadora e o melhor de tudo, uma protagonista jovem. Isto é o que torna o enredo livro simplesmente brilhante, pois temos um livro complexo e ao mesmo tempo jovem. Brilhante! Esta é a única palavra que posso usar para descrever a história de A 5ª Onda.

O livro narra a princípio em primeira pessoa a história de Cassie. Sozinha em um mundo desolado por um ataque alienígena. "ALIENÍGENA? ENTÃO É SIMPLESMENTE MAIS UM LIVRO DE INVASÃO?" Sempre me perguntam isto e respondo sim e não. Sim é um livro de invasão, mas diferente de tudo que já foi visto até agora. A forma que este ataque acontece é a melhor feita até agora, pois a mesma é feitas em ondas, ou seja, por etapas. A primeira onda destrói toda a tecnologia eletrônica, tudo mesmo. Já imaginou quantos aviões voam no mesmo espaço de tempo e de repente eles começam a despencar? Pois bem, esta foi a primeira onda. A segunda onda é quando acontece as obliterações das costas. O ser humano tende a ficar juntos em situações de perigo e a maior parte da população vive próximo ao litoral, então o que acontece se você cria tsunamis descomunais? Esta é a segunda onda. A terceira onda foi a peste. Um vírus mais mortal que o ebola e que é transmitida pelo ar através das fezes dos pássaros. Tem forma melhor de transmitir uma doença? Imagina quanto pássaros existem no mundo e o quanto eles defecam. Brilhante! Desta forma, mais de 6 bilhões de pessoas perecem diante da peste. A quarta onda é quando silenciadores aparecem para acabar com os humanos remanescentes, onde após esta onda a frase que se deve ter em mente é "Não confie em ninguém". Então, começa a quinta onda, mas como ela ocorre? Dentro disto tudo está Cassie, que tenta cumprir a promessa de reencontrar seu irmão mais novo. É assim desta forma, que o livro lhe traga pra este ambiente apocalíptico.

"Porque eu sou a Humanidade. E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha."

A trama deste livro é sensacional. Não vamos ver homenzinhos verdes de olhos grandes, pois como os Alienígenas realmente são, é um dos pontos fortes do livro além do fato que o livro possui personagens que você se afeiçoa de forma fácil, na verdade, você acaba torcendo por eles e imaginando o que faria se estivesse em tal situação. Um livro de tirar o fôlego.

 Rick Yancey criou uma distopia diferenciada, atualizada, impactante, fantástica e muito mais. Este é o primeiro de uma trilogia que com certeza ainda vai dar muito, mas muito o que falar. Toda essa empolgação é o que A 5ª Onda é capaz de causar após a leitura.

Deixo meus parabéns a Editora Fundamento pela forma carinhosa de diagramar seus livros e nos entregar sempre algo que nos empolga além da história. Tenho que dizer, a capa deste livro é sensacional.

Super recomendo este livro. Não deixem de ler e para quem já leu, não deixe de comentar sobre está obra maravilhosa, A 5ª Onda.

OBS: Para entender o motivo da luz verde na foto, vai ter que ler.

"A melhor parte do dia.
Aqueles poucos segundos quando você acorda, mas se sente vazio.Você se esquece de onde está. O que é agora, o que era antes. É tudo respiração, batimentos cardíacos e sangue fluindo. É como estar novamente no útero da mãe. A paz do vazio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema de comentários