segunda-feira, 11 de agosto de 2014

James Patterson e seus Bruxos e Bruxas

Foto: LiterAgindo

Por Leandro Silva



“Bem vindo ao seu pior pesadelo (...)”, foi essa a frase que me fez comprar, na Bienal do Livro, em Pernambuco, o livro ‘Bruxo e Bruxas’, do James Patterson. A leitura do texto que vem antes do prólogo, cuja frase iniciei esse texto, faz com que você fique absurdamente curioso pra saber o teor daquela história, o que se passa na vida dos adolescentes dessa grande obra de ficção. Foi por isso que resolvi escrever sobre ele.

‘Bruxos e Bruxas’ é o primeiro livro de uma série de quatro livros (Bruxos e Bruxas, O Dom, O Fogo e o Beijo) e conta a história de Wisty e Whist, dois irmãos adolescentes que, de uma hora para outra, se veem num pesadelo horrível. Na madrugada têm sua casa invadida, seus direitos violados (?) e são levados por um exército. Exército esse que diz servir a Nova Ordem. Mas o que é a Nova Ordem? Essa é a pergunta que Whist e sua irmã Wisty se fazem durante quase toda a história.

Essa foi uma sacada boa do Patterson. Pegou um tema que já esta na boca do povo há muito tempo, que é a questão da Nova Ordem, e projetou uma história que tem ela como um dos personagens principais. Mas, claro, para melhorar, colocou uma boa dose de fantasia na história. Tem o teor político do tema, mas nele são acrescentados magia e coisas do tipo: Terra das Sombras, Submundo e aí por diante.

Com o decorrer da história, eles descobrem que a Nova Ordem visa dominar o mundo e, para isso, precisa evitar que as crianças, principalmente as que forem iguais aos irmãos Allgood, sejam capturados, presos e mortos pelo Único que é o Único. Além disso, a profecia diz, entre outras cosias, que as crianças são as únicas que podem acabar com os planos da Nova Ordem, então elas são perigosas.

A história é fascinante. Mesmo sendo escrita para adolescentes, encanta qualquer um que ouse ler. Aliás, a leitura é fácil e vai dominando você, fazendo com que você não largue o livro, pois quer saber o que vai acontecer logo em seguida. E depois. E depois. Assim sucessivamente. Garanto: você não demorará muito para terminar de ler ‘Bruxos e Bruxas’. 

Com o decorrer da história você vai rir e, ao mesmo tempo, sentir raiva de muitas coisas que acontecem com os protagonistas do livro. Em certos momento vai chorar, pois é realmente emocionante, principalmetne porque a história se passa com dois adolescentes. Whist tem 17 anos, enquanto sua irmã, Wisty, tem 15. Agora comece a imaginar você, com essa idade, sendo tirados de seus pais, os ver sofrerem, ser tratado como pior dos marginais, ser castigado por tudo e não saber o porque. 

Bem, o final é que deixa você com a pulga atrás da orelha. Se quer um conselho: se vai ler, é bom se preparar para comprar o segundo livro logo após o término da leitura deste aqui, senão vai sofrer com esse final. 


É isso, abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema de comentários