Por Leandro Silva
Resolvi começar o ano escrevendo sobre um gênero que adoro: o conto. Assim como abordei livros de contos nos últimos vídeos de dezembro/14, é um livro de contos que abordo nesta primeira crítica de 2015. O livro desta vez é muito conhecido do público que acompanha a série Harry Potter: ‘Os Contos de Beedle, o Bardo’. Mas claro que minha missão é que todos conheçam este belo livro.
Resolvi começar o ano escrevendo sobre um gênero que adoro: o conto. Assim como abordei livros de contos nos últimos vídeos de dezembro/14, é um livro de contos que abordo nesta primeira crítica de 2015. O livro desta vez é muito conhecido do público que acompanha a série Harry Potter: ‘Os Contos de Beedle, o Bardo’. Mas claro que minha missão é que todos conheçam este belo livro.
O livro é de autoria da mesma autora de Harry Potter, J.K. Rowling, e é um livro que os próprios alunos usam na história mágica. O livro junta cinco contos ‘escritos’ por Beedle, o Bardo, um mago que viveu no século 15. Nessa época o mundo bruxo e o mundo trouxa (quem não é bruxo) ainda viviam juntos – mesmo não se dando tão bem.
No geral os contos do livro querem passar a mesma moral que contos de fadas e de outras histórias que conhecemos. Sempre um visão de como se tornar uma pessoa melhor. Os contos do livro são: ‘O Bruxo e o Caldeirão Saltitante’, ‘A Fonte da Sorte’, ‘O Coração Peludo do Mago’, ‘Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante, e ‘O Conto dos Três Irmãos’.
O primeiro conto nos mostra o quão importante é sermos generoso e bondoso com as pessoas, sem esperar nada em troca. De uma forma simples e bonita, Rowling nos ensina a sempre ajudar a todos. Resumindo: é um bruxo que ao perder o pai bondoso resolve não ajudar mais ninguém. Com esta decisão passa a não viver em paz e acaba voltando a ajudar todos, para que assim, tanto ele quanto as pessoas da comunidade, vivam tranquilamente.
O segundo conto nos conta a história de três bruxas e um cavaleiro que, estando em situações difíceis, vão em busca do tão falado banho na fonte dos desejos para voltarem a ter uma vida feliz e tranquila. Sempre de forma incrível, o conto nos ensina a acreditar em nós mesmos e no trabalho que, se feito certo, precisamos para que tudo volte ao normal em nossas vidas. Que essa história de fonte que nos proporcione uma felicidade eterna não existe e que nós nos proporcionamos isso.
Já no terceiro conto do livro a história contada é de um jovem bruxo que quer se ver livre da paixão e do amor, por achar que isso tira as pessoas do seu estado normal e isso não seria benéfico para ele. Logo ele tenta mudar seu eu, fazendo um feitiço para tirar seu coração e guarda-lo em um lugar bem protegido de tudo isso. Claro, isso não acaba bem. Seu coração acaba ficando selvagem.
O quarto conto ensina-nos a nunca subestimar os outros. Não se deve zombar de algo que você não conheça e sim respeitar. Além disso, as diferenças precisam ser respeitadas para que todos vivam em paz. Já o quinto conto é o mais conhecido, por ser contado por Hermione em um dos livros e filmes da série Harry Potter. Conta a história de três irmãos que, ao encontrarem a morte, tentam enganá-la. Tentam subestimá-la, tendo um poder maior que o seu. Pobres, não devemos subestimar nunca.
O livro é escrito de forma incrível, no maior estilo J.K. Rowling, e sempre nos ensina algo para a vida cotidiana. O livro conta com comentários de Alvo Dumbledore sempre ao fim de cada conto, algo que também é incrível. Ah! Também é dito que a versão original foi traduzida das runas antigas por Hermione Granger – algo que faz uma grande diferença para quem é potterhead.
Bem, o livro é curto, tem pouco mais de 100 páginas e você lê rapidamente, uma bela edição da Editora Rocco – capa muito linda por sinal. Para quem é fã da saga Harry Potter, é uma leitura obrigatória. Para quem não é, digo que a leitura vale a pena pelos belos ensinamentos que todos os contos nos proporcionam. Espero que tenham uma ótima leitura.
É isso pessoal, abraço e até a próxima.
Eu li este livro e o meu conto favorito é o da Fonte da Sorte. O final desse conto é brilhante!.
ResponderExcluirSucesso =D.
www.chamandoumleitor.blogspot.com
Um dos mais bonitos mesmo. Obrigado pela visita, abraço.
Excluir