sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A Música Do Silêncio: Lírico, misterioso e profundo

Foto: LiterAgindo
Por: Jean Ribeiro

Se você ainda não leu A Crônica do Matador do Rei composto pelos livros O Nome do Vento e o Temor do Sábio, deixo o aviso que A Música do Silêncio é referente a saga que acabei de citar. Não uma continuação, mas algo que acontece nos bastidores da história, um conto sobre a personagem mais enigmática dos livros citados. Assim, aconselho a leitura dos dois livros da saga, para assim você imergir com total conhecimento sobre a Auri.

"Talvez você não queira comprar este livro. Eu sei, não se espera que um autor diga esse tipo de coisa. O pessoal do marketing não vai gostar. Minha editora terá um ataque. Mas prefiro ser honesto com você logo de saída."

O livro começa exatamente com as palavras acima. O autor Patrick Rothfuss nos avisa em seu prefácio o que encontraremos na história, não uma continuação e muito menos teremos ação e outros elementos de histórias de fantasia. O que encontraremos é um pouco da Auri, um pouco do seu mistério e um pouco de sua mágica.

De forma resumida, eu posso falar que o livro nos traz Auri nos dias que antecedem a chegada de Kvothe. Cada dia revela algo novo, até porque tudo é mostrado na visão de Auri, uma visão de alguém que quer manter as coisas sempre nos lugares corretos, de alguém que quer se manter pequena para o bom funcionamento do mundo e que deixa de fazer suas vontades para isso.

"Cruzando-a, levantou bem Foxen bem alto. Aspirou o perfume do ar. Sorriu. Sabia exatamente onde estava. Tudo estava exatamente onde devia."

O título do livro não é a toa, pois mais do que nas outras obras, o texto flui como uma verdadeira música que ecoa por sua mente enquanto você lê em silêncio. A forma de escrever de Patrick é uma forma poética e quase lírica, mas esse atributos são elevados ao máximo nesse conto. A leitura transcorre de uma forma tão tranquila como um jardim de primavera e a história flui de forma meiga e coerente como o leito de um riacho, mas sem deixar de ser bastante intensa.

Dessa forma, Patrick nos revela muito sobre o dia a dia de Auri, essa personagem tão encantadora. Os seus problemas pessoais, suas buscas e descobertas, suas façanhas e sua visão de funcionamento do mundo. Uma história realmente cativante.

"Sorriu ante sua perfeição. Era sabonete para beijar. Macio, mas firme. Misterioso, mas doce. Não havia nada igual em todo Temerant. Nada embaixo da terra ou sob o céu."

Ilustração Cemitério
Foto: Reprodução/Livro A Música do Silêncio
Para finalizar essa resenha, não posso deixar de comentar sobre a belíssima capa deste livro. Simplesmente algo que encanta mesmo sem saber do que se trata. As ilustrações que compõem o livro são perfeitas, elas nos trazem uma ideia dos locais e nos fazem aprofundar ainda mais na narrativa. Deixo também meus parabéns a Editora Arqueiro pelo ótimo trabalho feito nesse livro encantador em todos os aspectos.

O ponto negativo de A Música do Silêncio é simplesmente por ele ser tão curto. Nada a mais nada a menos.

Para quem tiver a curiosidade de ler as nossas resenhas dos livros de A Crônica do Matador do Rei, pode acessar os links abaixo.

O Nome do Vento
http://blogliteragindo.blogspot.com.br/2014/08/por-jean-ribeiro-e-por-isso-que-as.html

O Temor do Sábio
http://blogliteragindo.blogspot.com.br/2014/08/o-temor-do-sabio-patrick-rothfuss.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema de comentários