![]() |
Foto: LiterAgindo |
Por Leandro Silva
Mais uma vez volto a falar de uma obra de John Green. Sim, o Sr. Verde, autor declaradamente de obras para o público adolescente, voltou a chamar minha atenção com um livro que escreveu com dois outros autores, ou melhor, autoras. ‘Deixe a neve cair’ é uma coprodução de Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle e que foi lançado no Brasil em 2013 pela Rocco Jovens Leitores – um braço da editora Rocco para determinadas obras.
Conheci o livro quando entrei no site da editora Rocco e vi uma entrevista do John Green sobre a obra. Ele falava como foi escrever um livro com duas outras pessoas e abordava um pouco a história. Se tiver a fim de ler a entrevista, clica aqui. Depois desta entrevista e de ver a capa, me apaixonei mais ainda e queria lê-lo de todo jeito – o que aconteceu há pouco tempo. A capa é linda, basta ver a foto acima. No mais ele é bem simples.
Agora vamos falar um pouco sobre a história contada no livro, ou as histórias. Sim, porque a primeira coisa que você deve saber é que ‘Deixe a neve cair’ não conta a mesma história do começo ao fim. São três contos diferentes: O Expresso Jubileu, O Milagre da Torcida de Natal e O Santo Padroeiro dos Porcos, escritos por Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle, respectivamente.
Os contos se passam num período curto, do dia 24 a 26 de dezembro. Ambos têm o mesmo cenário ao fundo: o natal e ‘a maior nevasca dos últimos cinquenta anos’. As histórias são bem adolescentes mesmo: amor não correspondido, um caso mal resolvido, uma paixão entre amigos, um novo amor. Ou seja, é um típico livro para jovens adolescentes – se bem que esta semana estava eu lendo uma matéria no Estadão e vi que a maioria das pessoas que compram este livro nem são mais adolescentes.
No primeiro conto você vai se encantar com Jubileu e Stuart, o casal principal da história de Maureen Johnson que você torce desde o início para ficarem juntos. Eles se encontram após o trem que levava Julie para a casa dos avós, em plena véspera de natal, ficar parado no meio do caminho por conta da neve. Quando Julie resolve sair do trem e procurar algum lugar quente e mais aconchegante para passar a noite, encontra o Stuart numa lanchonete chamada Waffle House e daí começa toda a história dos dois.
No segundo conto, este de John Green, estaremos na companhia de Duke, que na verdade é Angie, Tobin e JP, três amigos inseparáveis que estão, em pleno natal, sozinhos e vendo vários filmes da série 007. Quando recebem uma ligação de Keun, atendente da lanchonete onde Stuart e Julie se encontram no conto anterior, eles partem para lá. Motivo? Líderes de torcida. Na aventura de chegar até lá em meio a uma grande nevasca, Duke e Tobin irão descobrir que se amam.
Já no terceiro e último conto nós ficamos com a “egoísta” Addie, Tegan, Dorrie e Jeb – este conto, na minha humilde opinião é o mais fraco dos três. Neste conto o drama adolescente de Addie toma conta do começo ao fim da história, que começa no dia de natal e termina no dia seguinte. O final é o melhor, pois junta todos os personagens dos contos na Starbucks.
O interessante do livro é que, como todos os contos se passam na mesma época, os três se entrelaçam. Todos os personagens, uma hora ou outra, se encontrarão e terão coisas em comum. Foi um trabalho muito bem feito entre os três, com certeza. Indico demais o livro, vale muito a pena e vocês não vão se arrepender – a menos que já não gostem do estilo.
É isso pessoal, abraço e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário